Oficina: Artesanato e Matemática



Oficina Ministrada por: Gleisson Barros e Jordana Silva
Realizada no Sábado Letivo do LCC

Desenvolvimento:
Inicialmente os alunos tiveram uma revisão sobre polígonos e seus lados e como era desenhar um polígono com régua e compasso. Essa primeira parte foi feita no papel. No segundo momento entregamos para cada dupla de alunos um tabuleiro de  madeira com pregos que representam pontos que configuram os vértices de um polígono e os  segmentos traçados a partir destes pontos podem dar a ideia dos lados de um polígono e  assim, termos a ideia de um polígono de n lados. Os grupos terão de construir um artesanato  considerando regras para sua conclusão, porém o variado número de pregos, que representam  os vértices de um polígono, garante a diversidade dos resultados, considerando que em  determinados polígonos a atividade pode ser concluída e em outros polígonos não. Assim  surge a situação a ser investigada.


Objetivo do jogo:

  • Construir com a linha todas as diagonais do polígono.
  • Identificar o número de diagonais dos polígonos.
  • Determinar o número de diagonais, empregando o raciocínio combinatório: princípio fundamental da contagem ou combinação.

Regras:
1º Regra: Construir todas as diagonais do polígono
2º Regra: Lado não é diagonal, a linha não pode ligar pregos vizinhos;
3º Regra: Não vale construir a mesma diagonal duas vezes, isto é não vale ir e vir;
4º Regra: Também não pode cortar a linha antes que todas as diagonais forem construídas.

Materiais:
  • 1 folha de papel ofício
  • 1 pedaço de madeira macia (cortiça, ...)
  • pregos (alfinetes com cabeça colorida, parafusos)
  • martelo
  • linha(s) ou lã colorida(s)
  • tesoura
  • compasso
  • transferidor


Fonte de Pesquisa:
RPM 07-(Revista do Professor de Matemática)
Artigo: Artesanto e Matemática



Fotos da Oficina:



Construção no papel:







Construção na madeira:





Artesanato pronto!




O Pibid de Matemática agradece a participação dos alunos!


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