Oficina Ministrada por: Gleisson Barros e Jordana Silva
Realizada no Sábado Letivo do LCC
Desenvolvimento:
Inicialmente os alunos tiveram uma revisão sobre polígonos e seus lados e como era desenhar um polígono com régua e compasso. Essa primeira parte foi feita no papel. No segundo momento entregamos para cada dupla de alunos um
tabuleiro de madeira com pregos que
representam pontos que configuram os vértices de um polígono e os segmentos traçados a partir destes pontos
podem dar a ideia dos lados de um polígono e
assim, termos a ideia de um polígono de n lados. Os grupos terão de
construir um artesanato considerando
regras para sua conclusão, porém o variado número de pregos, que
representam os vértices de um polígono,
garante a diversidade dos resultados, considerando que em determinados polígonos a atividade pode ser
concluída e em outros polígonos não. Assim
surge a situação a ser investigada.
Objetivo
do jogo:
- Construir com a linha todas as diagonais do polígono.
- Identificar o número de diagonais dos polígonos.
- Determinar o número de diagonais, empregando o raciocínio combinatório: princípio fundamental da contagem ou combinação.
Regras:
1º
Regra: Construir todas as diagonais do polígono
2º
Regra: Lado não é diagonal, a linha não pode ligar pregos vizinhos;
3º
Regra: Não vale construir a mesma diagonal duas vezes, isto é não vale ir e
vir;
4º
Regra: Também não pode cortar a linha antes que todas as diagonais forem
construídas.
Materiais:
- 1 folha de papel ofício
- 1 pedaço de madeira macia (cortiça, ...)
- pregos (alfinetes com cabeça colorida, parafusos)
- martelo
- linha(s) ou lã colorida(s)
- tesoura
- compasso
- transferidor
Fonte de Pesquisa:
RPM 07-(Revista do Professor de Matemática)
Artigo: Artesanto e Matemática
Fotos da Oficina:
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